Casa do Saber Rio | Para pensar a vida presente

Pensando o presente
Saúde, dinheiro, tempo, trabalho, felicidade
Leandro ChevitareseJúlio Pompeu,
Maria Cristina Franco FerrazLeandro Karnal
Sandra Flanzer
Esse ciclo reúne professores de distintas áreas para apresentar e discutir alguns dos temas mais relevantes da vida contemporânea. Compõem o ciclo cinco encontros especiais, abordando a saúde, o dinheiro, o tempo, o trabalho e a felicidade – assuntos que sofreram modificação ao longo da história devido a mudanças fundamentais em múltiplas áreas, mas sempre articulando questões filosóficas, históricas, políticas, econômicas e comportamentais diretamente relacionadas ao cotidiano. 

ESSE CURSO CONTA COM O APOIO DA ONE HEALTH
SERÁ OFERECIDO UM COQUETEL DE ABERTURA NO DIA 21 DE AGOSTO, ÀS 19H

Início 21 de agosto • Terças-feiras, às 20h • 5 aulas • R$ 275 + 1 parcela de R$ 275

21 AGO 1. NO QUE SE TORNOU A SAÚDE
A partir de uma recuperação histórica da concepção e das práticas da medicina, a aula discute as transformações contemporâneas da noção de “saúde”, explorando filosoficamente alguns fenômenos sociais da atualidade.
Leandro Chevitarese
28 AGO 2. DINHEIRO: ENTRE O VALOR, A ÉTICA E O DESEJO
Qual o valor do dinheiro: consumo, meio ou fetiche? Quais as relações existentes entre o dinheiro e o desejo, e entre desejo e valor? Questões que envolvem um debate sobre a ética na vida contemporânea: como podemos ser responsáveis e altruístas se, ao mesmo tempo, proclamamos a cada instante o império dos desejos, do bem-estar, do egoísmo e do consumo? O resultado é uma ética abundante nos discursos, mas escassa na prática.
Júlio Pompeu
04 SET 3. O TEMPO: ILUSÕES, PERCEPÇÕES E MEMÓRIA
A filosofia desde sempre se ocupou com a noção de tempo: sua definição e seus usos. Essa aula concentra-se numa reflexão contemporânea sobre o tempo, especialmente a partir do pensamento de Henri Bergson, um dos mais importantes filósofos do século XX e Prêmio Nobel de Literatura.
Maria Cristina Franco Ferraz
11 SET 4. POR QUE TRABALHAMOS CADA VEZ MAIS?
Esse encontro analisa o surgimento do trabalho contemporâneo, as concepções sobre realização e trabalho e a sobrecarga que vamos acrescentando a todo instante em nossas ocupações. O que ocorreu no mundo entre o fim do século XX e o início do XXI que sobrecarrega a todos?
Leandro Karnal
18 SET 5. DA ACELERAÇÃO DO TEMPO À OBRIGAÇÃO DE SER FELIZ
Somos cada vez mais exigidos para dar conta de infindáveis desejos. Inseridos numa lógica própria da vida capitalista, acreditamos que seremos felizes se adquirirmos mais e mais bens. Como conviver com os riscos, limites e possibilidades surgidos dessas exigências?
Sandra Flanzer
Leandro Chevitarese
Professor adjunto de Filosofia do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ. Doutor em Filosofia pela PUC-Rio.

Júlio Pompeu
Professor do Departamento de Direito e doutorando em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Mestre em Direito pela PUC-Rio. Autor de Somos maquiavélicos: o que Maquiavel nos ensinou sobre a natureza humana.

Maria Cristina Franco Ferraz
Professora Titular de Teoria da Comunicação da UFF, com estágios de pós-doutoramento no Centro de Pesquisa em Literatura e Cultura e no Instituto Max-Planck de História da Ciência, ambos em Berlim. Doutora em Filosofia pela Universidade de Paris 1-Sorbonne e coordenadora no Brasil do Doutorado Internacional Erasmus Mundus Estudos Culturais em Interzonas Literárias. Autora das obras Nietzsche, o bufão dos deusesPlatão: as artimanhas do fingimentoNove variações sobre temas nietzschianos e Homo deletabilis: corpo, percepção, esquecimento: do século XIX ao XXI.

Leandro Karnal
Historiador. Doutor em História Social pela USP. Professor da Unicamp. Autor de Teatro da Fé: representação religiosa no Brasil e no México do século XVIHistória na sala de aula eHistória dos Estados Unidos: das origens ao século XXI, entre outros livros.

Sandra Flanzer
Psicanalista, doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da UFRJ. É autora de diversos artigos na área.

Av. Epitácio Pessoa 1.164 Lagoa Rio de Janeiro RJ
21 2227 2237 (222SABER) inforio@casadosaber.com.br
www.casadosaber.com.br
   
Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s