Laboratório Estação Sesc | Curso de Construção de Narrativas

Twitter Facebook LinkedIn Google
Like Curso de Construção de Narrativas on Facebook

Fazendo drama, de 1 minuto a 100 mil

Renato Fagundes
15, 22, 29 OUT e 05 NOV
Segundas, das 19h30 às 21h30

Aula 1
A narrativa de mil faces

Estrutura: o que é uma história dramática?

Os três atos.

O herói e sua jornada.

Personagens, arquétipos e estrutura emocional.

Narrativa orientada a personagem e narrativa orientada a trama.

Visão geral das plataformas: cinema, TV, web, celular, quadrinhos, games.

O processo criativo: tagline, sinopse, argumento, escaleta, roteiro.

Exibição e análise do curta How They Get There, de Spike Jonze.

Proposta de trabalho:

Criação de roteiro a partir das ferramentas práticas descrita na aula, baseado no curta de Spike Jonze.

Leitura de trechos selecionados de Aristóteles, David Mamet, McKee, Lajos Egri e outros.

Aula 2
Histórias curtas

A construção da história curta: nocaute em vez de vitória por pontos.

Curtas para cinema.

Curtas de animação e curtas para web: características e diferenciais.

A história curta como esqueleto de aventura: a lógica dos videogames.

Discussão dos trabalhos e textos propostos na aula anterior.

A cena como curta-metragem (introdução ao tema, que será abordado na próxima aula).

Exibição e análise de cena de Era Uma Vez na América, de Sergio Leone.

Proposta de trabalho:

Criação de roteiro de cena baseada na cena do filme visto na aula. Lembrar que a cena é unidade dramática básica da narrativa longa, e deve ter estrutura dramática completa, a ponto de poder existir como curta.

Leitura de Três Usos da Faca, de David Mamet.

Aula 3
Histórias longas

A cena como unidade dramática básica, que resume toda a jornada do herói, ao mesmo tempo em que a faz avançar.

Revendo os três atos.

Os três atos dentro da cena.

A jornada do herói dentro da cena.

Encadeamento e inflexão de cenas: a narrativa como dialética.

Curva dramática do protagonista.

Relações com os demais personagens.

A narração visual e a linguagem do cinema.

Discussão dos trabalhos e textos propostos na aula anterior.

Lições da narrativa longa aplicadas à TV: a construção da série de TV, o episódio como narrativa longa, mas integrada a outra ainda maior (introdução ao tema, que será abordado na próxima aula).

Exibição e análise do episódio piloto da série Weeds.

Proposta de trabalho:

Criação de tagline e apresentação de série para web (episódios curtos) tendo como personagens os protagonistas do curta da aula 1 e da cena da aula 2.

Leitura da bíblia de uma série de animação criada por Jeffrey Scott.

Aula 4
Histórias muito longas
Planejamento e criação de séries (TV, web, quadrinhos)

Os tipos de séries – seriadas, procedurais, temáticas – e suas características

Curva dramática do herói: a diferença entre cinema e TV

Processo criativo: personagens, universo, tramas

Duração de episódios (uma hora, meia hora, alguns minutos)

Duração de séries: planejando histórias muito longas

Continuidade e arcos dramáticos variáveis

A construção de episódios com força dramática independente

Os episódios como elementos de construção da série

A importância do piloto e seus elementos obrigatórios

Trabalho de encerramento em sala:

Revisão da bíblia de animação de Jeffrey Scott

Revisão do curta da aula 1 e da cena da aula 2

 

Análise e discussão das propostas de série elaboradas pelos alunos, com revisão coletiva das propostas a partir das ferramentas discutidas.

Renato Fagundes é jornalista e roteirista da Conspiração Filmes, trabalhou no Jornal do Brasil de 1993 a 1999, no Rio e em Brasília. Frilou para Época, Marie Claire, Valor e CNN, entre outros. Criou a Revista 2K, online, com Paulo Mussoi. Foi editor de conteúdo e editor de novos projetos no Globo Online. Na Selulloid AG, editou a Revista Oi e criou ações de comunicação por conteúdo para vários clientes. Atualmente, é coordenador de conteúdo do núcleo de TV e Multiplataforma do Grupo Conspiração, responsável por criação e desenvolvimento de projetos, formatos e roteiros para obras audiovisuais de ficção e não-ficção.

Local:

Estação SESC Botafogo

Rua Voluntários da Pátria, 88
Botafogo, Rio de Janeiro – RJ

 

Valor: R$ 400,00

10% de desconto para inscrições realizadas com até uma semana de antecedência no pagamento à vista.

15% de desconto para ex-aluno do Telezoom no pagamento à vista.

Associados Sesc tem 20% de desconto no pagamento à vista.

 *|LIST_ADRESS|*
Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s