Festival Villa-Lobos começa sua 50ª edição nesta sexta-feira no Rio

Evento mistura música erudita e eletrônica até o dia 25 de novembro.
Arminda Villa-Lobos, a ‘Mindinha’, viúva do compositor, é a homenageada.

Do G1 Rio

Quinteto Villa- Lobos vai homenagear o maestro e compositor que dá nome ao festival  (Foto: Divulgação / Canivello Comunicação)Quinteto Villa- Lobos vai homenagear o maestro e compositor que dá nome ao festival (Foto: Divulgação / Canivello Comunicação)

A música brasileira vai ganhar o 50º festival em sua homenagem a Heitor Villa-Lobos na cidade do Rio de Janeiro. O Festival Villa-Lobos, criado há meio século para reverenciar a obra do artista e de outros importantes compositores do país, começa nesta sexta-feira (9) e vai até o dia 25 de novembro em vários centros culturais da cidade. O objetivo do evento é unir clássicos da música erudita com novidades da MPB e da música eletrônica.

A edição deste ano vai homenagear Arminda Villa-Lobos, a ‘Mindinha’, como era conhecida a viúva do compositor. Ela foi responsável não apenas pela criação do festival como também pela fundação, em 1960, do Museu Villa-Lobos, do qual foi diretora por 25 anos. Em 2012 o festival vai reunir concertos de música sinfônica, de câmera e coral, espetáculos de música popular, recitais, oficinas, exibição de filmes, narração de histórias e um concurso de música de câmera.

Yamandú Costa é uma das 60 atrações confirmadas no evento (Foto: Divulgação / Canivello Comunicação)Yamandú Costa é uma das 60 atrações
confirmadas no evento
(Foto: Divulgação / Canivello Comunicação)

Entre as quase 60 atrações já confirmadas estão Edu Lobo, Turíbio Santos, Sonia Rubisnky, Délia Fischer, Yamandú Costa, Duo Assad, Monarco, Teresa Cristina, a Filarmônica de Minas Gerais e o Quinteto Villa-Lobos.

Os locais escolhidos para receber as atrações são o Museu Villa-Lobos, Theatro Municipal, Espaço Tom Jobim, Escola de Música da Rocinha, Jardim Botânico, Centro Cultural Carioca, Escola de Música da UFRJ e diversos outros espaços da cidade, em eventos majoritariamente com entrada franca ou a preços populares.

“O Festival Villa-Lobos é a grande celebração da música brasileira por reunir diferentes gerações, estilos e formações. Até agora foram mais de três mil atrações. Somente no ano passado, um total de 690 músicos se apresentou para um público estimado de 14 mil pessoas”, comemora Marcelo Rodolfo, coordenador artístico do evento.

Aulas com grandes artistas
Durante o festival, jovens músicos terão a chance de aprender com grandes mestres durante as Oficinas de Música de Câmera, realizadas na Escola de Música da UFRJ. A pianista Lúcia Barrenechea e os integrantes do Quinteto Villa-Lobos, Quarteto Radamés Gnattali e Art Metal Quinteto estarão à frente das aulas sobre práticas interpretativas, conhecimento técnico-musical e prática de música em conjunto para instrumentistas de sopro, cordas, piano, cantores e arranjadores.

Os músicos inscritos participam ainda do II Concurso de Música de Câmera e concorrem a premiações em dinheiro do 1º ao 3º lugares, além da participação na edição de 2013. As inscrições devem ser feitas pelo site do festival, entre os dias 10 de outubro e 8 de novembro.

Para ler mais notícias do G1 Rio, clique em g1.globo.com/rj. Siga também o G1 Rio noTwitter e por RSS.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s