Praia das Palmeiras se transforma em opção para turistas e moradores de Cabo Frio.

palmeiras-papiA praia das Palmeiras sempre se caracterizou por ser um local calmo, frequentado apenas pelos moradores do bairro e velejadores.

 

Nem mesmo a urbanização da orla com a construção de ciclovia, calçadão e cinco quiosques padronizados, ocorrida há nove anos, foi capaz de mudar a calmaria do lugar. A poluição da praia – hoje com sensível melhora – e a pouca, ou quase nenhuma  atividade dos quiosques não ofereciam atrativos para os visitantes.

 

Efeito Sueli

Isso, até a chegada do Quiosque da Sueli. Desde que a mineira Sueli Maria da Silva adquiriu a concessão de um dos quiosques da orla pode-se dizer, sem erro, que a praia das Palmeiras nunca mais foi a mesma, deixando sua condição de local pacato, isolado e sem atrativos para visitantes e comerciantes para se transformar em num dos points mais valorizados da cidade.

Para começar a transformação, Sueli alterou o fuso horário de funcionamento dos quiosques, que até então abriam apenas quando fosse conveniente aos proprietários, sem nenhum compromisso com o público. O Quiosque da Sueli inovou ao abrir diariamente às 9:00 hs e só fechar depois que sai o último cliente. De segunda a segunda, sem interrupção em feriados ou dias santos.

Para atender sempre com a mesma qualidade a uma clientela fiel que vem de longe para comer peixe frito, a especialidade da casa, e beber uma cerveja gelada, a pequena e elétrica Sueli mantém uma jornada diária de trabalho nunca inferior a 12 horas, chegando a 18 em dias de maior movimento. “Começo às 7hs para buscar o peixe, que só compro fresco, depois tenho que fazer o abastecimento de bebidas e mercado. E às 9hs o quiosque já está aberto sem hora para fechar”, informa.
quiosque da suely lotado palmeiras 3alair e suelySeu prestígio é grande entre advogados, gerentes de banco, executivos e vizinhos de bairro. Até mesmo o ícone da política cabo-friense, prefeito Alair Correa, freqüenta a micro cozinha de seu quiosque.
Sueli tem um jeito especial de tratar seus clientes. Com a dificuldade de encontrar ajudantes, é comum que ela fique assoberbada de trabalho para dar conta dos pedidos. Nessas circunstâncias, os clientes mais fiéis sabem que podem se servir à vontade para não atrasar o atendimento.
suelyquiosque da suely publico palmeiras 6“Meus clientes são selecionados, e minha relação com eles é de confiança”, diz Sueli que investiu pesado na melhoria da estrutura interna no quiosque, construindo bancadas de granito, pias e instalando um exaustor profissional para poder preparar com conforto o seu famoso peixe frito. Na parte externa a estrutura também não deixa a desejar. Único quiosque da praia com a chancela da cerveja Itaipava, recebe da fornecedora atenção especial, com a instalação de toldos personalizados, mesas e cadeiras de madeira para a área interna, além dos demais equipamentos de infraestrutura externa. E para os clientes preferenciais ainda oferece um luxo a mais: copos personalizados com o nome dos clientes gravados.

A quiosqueira não é uma principiante na atividade, trazendo para a orla a experiência de mais de 20 anos atuando no ramo e os muitos clientes que angariou – antes de vir para as Palmeiras arrendava um quiosque na praia das Dunas. Sua experiência e força de trabalho revitalizaram a orla, que hoje está sempre lotada nos finais de semana. O segredo? “Dedicação, trabalho duro e amor pelo que faço. Eu amo o que faço!”, afirma Sueli.

A empresária acredita que a praia transformou-se um forte atrativo turístico para Cabo Frio e observa: “Falta diversão para as crianças. As famílias vêm para passar o dia, almoçar e as crianças não têm o que fazer. Acho que a prefeitura poderia pensar nisso, e também fazer um alargamento da praia, para acomodar melhor os visitantes”, sugere.

 

 

Antes e depois da Suelicopa pe de vento 2008 papi 10

O sucesso do Quiosque da Sueli acabou inspirando outros empresários a investirem na praia, o que trouxe uma mudança radical para o lugar, que até então estava acostumado a conviver apenas com a movimentação dos velejadores que utilizam a enseada para a prática do esporte,

Hoje os velejadores continuam na água, mas com os cinco quiosques  ativos e funcionando de forma profissional, a praia passou a integrar o rol das opções de lazer para a população residente e também para os turistas, que podem se dirigir para o local com a certeza de que encontrarão uma opção para o atendimento às suas demandas.

Os quiosques abrem com regularidade e, apesar da estrutura mínima da construção, todos mantêm cozinhas funcionando e banheiros químicos.

 

 

 

 

Confira as opções da Praia das Palmeiras:

quiosque do ivo - palmeiras Quiosque do Ivo

Visando atrair uma clientela mais seleta, o quiosque investe em pequenos eventos com apresentações musicais voltadas para um público adulto e de melhor poder aquisitivo. O lugar atrai e cativa o turista pela boa apresentação e atendimento, e também mantém uma clientela fiel entre os moradores do bairro que não abrem mão de tomar um drinque e encontrar os amigos no Quiosque do Ivo.

 

quiosque do bambino palmeiras  3Taberna do Bambino

Considerada como uma das melhores raias da cidade para a prática da Vela, principalmente para a iniciação ao esporte, os velejadores nunca tiveram um ponto de apoio na praia. O lugar não dispõe de nenhuma estrutura pública ou privada para atender esse segmento, que é cativo na praia das Palmeiras. E foi pensando nisso que o velejador Bambino, junto com a mulher, também velejadora, Simone, resolveram instalar a “Taberna do Bambino” . Com isso os praticantes da Vela agora têm um lugar para ancorar seus barcos e encontrar os colegas  na praia das Palmeiras,

 

amarelinho das palmeiras

 

 

 

Amarelinho das Palmeiras

Remanescente do mais antigo quiosque da praia, a mítica “Barraca do Pelé”, o Quiosque Amarelinho apresenta uma opção mais popular. Oferece os tradicionais petiscos de camarão e peixe, e não descuida da cerveja gelada. Novata na praia, Zania, a nova proprietária, tem bastante experiência no ramo e trouxe para a praia os clientes habituais de seu antigo bar, acostumados com a qualidade dos quitutes preparados por ela.

 

quiosque do tadeu

 

 

 

Quiosque do Tadeu
Primeiro quiosque, no sentido cidade – praia das Palmeiras, o Quiosque do Tadeu  tornou-se uma opçao  para os moradores da redondeza, que costumam ir até o local para o tradicional happy hour na beira da lagoa. Oferece cerveja sempre gelada e quitutes rápidos.

 

 

quiosque do russo palmeirasRusso, um caso à parte.
O Quiosque do Russo, no canto direito da praia, é um caso à parte. Verdadeiro paraíso de beleza inigualável o lugar por si só é um atrativo. Pioneiro na praia, o quiosque evoluiu de um pequeno trailler estacionado na beira da lagoa, para um bem estruturado pavilhão, com amplas varandas, cozinha espaçosa e banheiros masculino e feminino. O lugar não foi objeto de mudanças quando da urbanização da orla, permanecendo com suas características originais. Atrai um público variado que não consegue resistir à beleza do lugar e entram para saborear os quitutes da simpática “Loura”, esposa de Russo, cuja especialidade são as postas de cação preparadas em iscas ou inteiras.

 

Fonte:  Niete Martinez, http://www.revistacidade.com.br/

 

 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s