Telezoom | Física Quântica, Neurociência e Livre Arbítrio – O Resgate da Dignidade Humana


+PALESTRAS

A questão do livre-arbítrio sempre atraiu a atenção da filosofia, da religião e da psicologia. Agora ganha uma importante aliada na própria ciência, através da Física Quântica. Esta abertura científica chega no momento mais necessário, quando o avanço paralelo das ciências da cognição, principalmente importantes descobertas em Neurociência, parecem indicar, e fortemente, que somos apenas autômatos inteligentes, incapazes de decisões livres. Esta palestra tem muito a ensinar sobre a natureza da realidade, reassegurando o nosso papel de agentes livres e criativos, mesmo diante das recentes experiências em neurociência que parecem negar esta liberdade.
Em que grau, se algum, podemos escolher entre este ou aquele caminho? Tudo está escrito desde o princípio dos tempos ou somos nós, através de escolhas livres, os agentes de nossa própria vida? Somos responsáveis por nossos escolhas e ações ou estamos apenas reagindo a um passado que nos determina por completo? O tema é de extraordinária importância não só para a compreensão de quanto somos realmente livres mas, principalmente, para ressaltar que nosso grau de liberdade depende de uma atitude interior que podemos ou não exercer.

A ciência, através da Física Quântica não mais opõe materialismo a idealismo, mas se identifica com o próprio idealismo e, ao dar à consciência uma qualidade ontológica primordial, se torna influente parceira da espiritualidade. O livre arbítrio só se explica diante da transcendência, que é também a fonte de toda a criatividade.

Enquanto a física quântica abre o caminho do resgate da dignidade humana, a neurociência aponta para a não-liberdade e um rígido determinismo. Estas descobertas científicas têm implicações profundas e surpreendentes. 

com Helio Daldegan
06 FEV
Quarta, 19h às 22h

Helio Daldegan é formado em Engenharia pela PUC-Rio. Articulista na área de tecnologia avançada é autor do livro “Diálogos com o Criativo”, de artigos e palestras sobre o encontro da ciência com a espiritualidade. Dedica-se, há mais de duas décadas, à pesquisa das relações da ciência moderna com as antigas verdades espirituais. Suas apresentações, sempre apoiadas nas citações e trabalhos dos mais importantes cientistas da época moderna, destacam a queda do paradigma materialista, a ascensão do Idealismo, e a emergência de uma nova visão do mundo em todas as áreas do conhecimento humano, a partir do nascimento da teoria quântica, no início do século passado.
Valor: R$ 90,00
Descontos de 20% para ex-alunos da PUC
15% para ex-alunos do Profº Hélio e estudantes
10% para pagamentos antecipados, efetuados até dois dias antes da palestra.

Twitter Facebook LinkedIn Google   Like Física Quântica, Neurociência e Livre Arbítrio - O Resgate da Dignidade Humana on Facebook

 *|LIST_ADRESS|*
Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s