POP | Roberto Machado, Alberto Renault, Francisco Bosco e Lourenço Bustani

Cursos em março 
Inscrições pelo tel. (21) 2286-3299 ou pelo site
www.polodepensamento.com.br
O objetivo do curso é a interpretação filosófica de Em busca do tempo perdido, de Marcel Proust, no que diz respeito à obra de arte, privilegiando a música e a literatura. Analisando as apreciações de artistas reais, como Beethoven e Wagner, e as obras musicais imaginárias criadas no livro – a sonata e o septeto de Vinteuil –, o curso pretende apresentar a concepção proustiana da música e mostrar por que ela é, ao lado da pintura e das impressões sensíveis, o modelo de uma literatura não realista capaz de revelar a essência da realidade.


4 aulas, terças-feiras: 19h30-21h30

Clique aqui para se inscrever

Durante 4 encontros, Alberto Renault falará sobre arquitetura brasileira e imagem, através da exibição de trechos do seu programa Casa Brasileira, que retrata o jeito brasileiro de morar na visão dos mais importantes arquitetos do país. Serão discutidos aspectos como o processo de criação, roteiro e direção do programa, os bastidores das gravações, e as ideias e conceitos de grandes arquitetos brasileiros exemplificados nas casas construídas para seus clientes.

4 encontros, segundas-feiras: 19h30-21h30


Clique aqui para se inscrever
A crise do direito autoral é uma questão de ampla repercussão no mundo contemporâneo. Em âmbito mundial, estamos em processo de criar uma nova legislação dos direitos de autor. Para isso, é importante compreender primeiramente o que é um autor, entretanto, a ideia de autoria também está em crise. As práticas de “pós-produção”; as técnicas de citações e apropriações; os programas colaborativos desierarquizados, entre outros fatores, formam um conjunto de novas ideias e práticas de autoria. O curso examinará os pressupostos e as consequências dessas ideias e práticas; identificará a mentalidade que lhe é subjacente e proporá certa ideia de autor a partir da qual seus direitos devem ser redefinidos.

3 aulas, quartas-feiras: 19h30-21h30

Clique aqui para se inscrever
O mundo passa por diversas transformações geopolíticas, sociais e ambientais. Em meio a isso, a inovação consciente surge como caminho para engajar as empresas quanto ao seu papel e seu impacto na sociedade. O encontro pretende estimular um debate aberto sobre esse modelo de inovação em que coexistem em harmonia a busca por lucro e a busca por propósito na vida e nos negócios. Serão trazidas à luz questões como a importância dos diálogos e de uma visão global e multidisciplinar na construção do nosso futuro coletivo.

1 encontro, sexta-feira: 20h

Clique aqui para se inscrever
POP-Pólo de Pensamento Contemporâneo
Rua Conde Afonso Celso, 103 – Jardim Botânico – CEP 22461-060
Tel. (21) 2286-3299 e 2286-3682
Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s