POP | Roberto Machado – Proust, a música e a literatura

Curso 
Inscrições pelo tel. (21) 2286-3299 ou pelo site
www.polodepensamento.com.br

O objetivo do curso é a interpretação filosófica de Em busca do tempo perdido, de Marcel Proust, no que diz respeito à obra de arte, privilegiando a música e a literatura. Analisando as apreciações de artistas reais, como Beethoven e Wagner, e as obras musicais imaginárias criadas no livro – a sonata e o septeto de Vinteuil –, o curso pretende apresentar a concepção proustiana da música e mostrar por que ela é, ao lado da pintura e das impressões sensíveis, o modelo de uma literatura não realista capaz de revelar a essência da realidade.


4 aulas, terças-feiras: 19h30-21h30


5 de março

Estudo da relação entre a música e o amor a partir da percepção musical e da experiência amorosa do personagem Charles Swann.

12 de março
Estudo da relação da música com a pintura e a memória involuntária a partir da experiência de Swann com a música de Vinteuil e o amor de Odette.

19 de março
Estudo de por que a música, ou a obra de arte em geral, é para o narrador do livro, e para Proust, superior às experiências mundanas e amorosas.

26 de março
Estudo de por que a música é uma das condições de possibilidade, ou um dos modelos, da obra de arte literária pensada e elaborada por Proust.



Roberto Machado é doutor em filosofia pela Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, e professor titular aposentado do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É autor, entre outros, de Zaratustra, tragédia nietzschiana(1997), Nietzsche e a verdade (1999), Foucault, a filosofia e a literatura (2000), O nascimento do trágico: de Schiller a Nietzsche (2006), Foucault, a ciência e o saber(2006), Deleuze, a arte e a filosofia (2009). Atualmente escreve um livro sobre Proust e as artes.

 

Clique aqui para se inscrever
POP-Pólo de Pensamento Contemporâneo
Rua Conde Afonso Celso, 103 – Jardim Botânico – CEP 22461-060
Tel. (21) 2286-3299 e 2286-3682
Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s