Museu do Meio Ambiente recebe seminário e exposição sobre jardins urbanos

jardinsO Seminário Internacional “Os jardins fazem a cidade” acontece em 6 e 7 de março no Museu do Meio Ambiente, com a participação de renomados paisagistas, arquitetos e pensadores da cidade franceses e brasileiros. Entre os palestrantes estarão Gilles Clément, professor na École Nationale Supérieure du Paysage, em Versalhes, Pascal Cribier, autor do projeto de restauro dos Jardins des Tuileries, em Paris, e o fotógrafo Michel Corbou, cujas fotos estarão em exposição a partir de 8 de março.
O seminário discutirá o legado coletivo dos jardins públicos e questões de projeto, planejamento, uso e apropriação dos jardins e paisagens públicas nas cidades contemporâneas. A concepção do paisagismo no Brasil terá abordagens específicas sobre o Parque Madureira (projeto de Ruy Rezende), Parque do Flamengo (de Haruyoshi Ono) e o próprio Jardim Botânico do Rio, sobre o qual discorrerá a paisagista e pesquisadora Ana Rosa de Oliveira. As conferencias em francês terão tradução simultânea.
O Seminário é organizado pela Aliança Francesa do Rio de Janeiro, Delegação Geral da Aliança Francesa no Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Programa de Pós Graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Consulado-Geral da França e Instituto Francês, com o patrocínio da Fundação Total e da empresa E&P do Brasil.
Inscrições gratuitas, com vagas limitadas: www.rioaliancafrancesa.com.br/inscricaojardinsfazemacidade
Programação completa: www.rioaliancafrancesa.com.br
Exposição – No dia 8 de março será aberta ao público a exposição “Os jardins fazem a cidade” no Museu do Meio Ambiente. Inédita, a mostra se baseia no livro “Des Jardins dans la ville” (“Os jardins na cidade”; arte/La Martinière, 2011), do fotógrafo Michel Corbou. Ao todo, serão expostas 69 imagens de jardins e paisagens urbanas captadas na Europa e fotografias inéditas realizadas no Brasil, onde Corbou esteve entre novembro e dezembro de 2012. Na exposição também será exibido, em sessões contínuas, o documentário “Les jardins font la ville” (“Os jardins fazem a cidade”; 52’, 2011), de autoria do fotógrafo, com legendas em português.
Conversas no Museu com Michel Corbou – Na terça-feira, 5 de março, às 10h, o Museu do Meio Ambiente convida o fotógrafo Michel Corbou e a paisagista Ana Rosa Oliveira (JBRJ)  para um bate-papo aberto ao público sobre os jardins públicos como patrimônio coletivo, com foco no trabalhode Corbou e na especificidade de seu olhar sobre os jardins. Haverá tradução para o português.
Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s