Parque do Martelo | Um tesouro escondido no bairro do Humaitá

A Rua Miguel Pereira, uma das muitas que integram o charmoso Alto Humaitá, área de lindas casas e cercada de muita natureza no bairro do Humaitá, ensconde um tesouro: o Parque do Martelo. Mais um segredo do Rio de Janeiro, o Parque é uma pérola disfarçada dentro da correria da cidade grande, um refúgio espetacular que a cidade maravilhosa nos guarda.

 

 

 

Com vista bem próxima do Cristo Redentor, e privilegiada da Lagoa e de parte do mar de Ipanema, o lugar que hoje é recheado de paz e diversão já viveu, porém, tempos difíceis. “Esse espaço verde era de uma empresa que queria construir um prédio enorme, com muitos apartamentos.Tivemos uma luta judicial por 8 anos, pois um prédio desse porte iria acarretar o desmatamento de área verde e iria tirar o sossego da nossa rua”, explica Eliane Montenegro, conselheira da AMAH (Associação de Moradores do Alto Humaitá), instituição que tem hoje no Parque do Martelo sua sede. O espaço ficou por anos fechado, num embate judicial acalorado, até que um morador descobriu que a área, na verdade, era de propriedade da Prefeitura. “Corremos para saber o que poderíamos fazer e descobrimos que poderíamos conseguir uma permissão de uso por 30 ou mais anos, desde que fizéssemos alguma coisa”, contou. E fizeram!

 

 

 

“Tínhamos que abrir o parque o mais rápido possível, pois corríamos o risco de perder o espaço se demorássemos a ocupá-lo. Fui a pessoa que deu o pontapé inicial, comprei os brinquedos do parque”, revela Eliane, que mora lá desde sua infância, e hoje, aos 60 anos, orgulha-se da conquista da qual fez parte. Segundo ela – e por experiência própria – o parque é muito bem tratado pela Associação, recebe moradores e crianças das redondezas que buscam um cantinho pra relaxar e brincar. Pra completar, em manhãs alternadas da semana, uma barraca que vende produtos orgânicos bate ponto na entrada.

 

Durante a semana, a visitação acontece segundas, quartas e sextas, de 8h às 12h, e terças e quintas, de 9:30h às 11:30h. Fins de semana de 10h às 13h.

Fonte: Rioeuteamo.net

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s