16 Maio | Aula aberta | O Rio pelos cariocólogos na estreia da Casa do Saber O Globo

 

O Rio pelos cariocólogos I
O Rio cuida de seu patrimônio?
Augusto Ivan de Freitas Pinheiro e Nireu Cavalcanti
Moderação: Gilberto Scofield
O ciclo O Rio pelos Cariocólogos, que começa na quinta, dia 16, às 20h, inaugura a parceria entre a CASA DO SABER e o jornal O Globo. A aula aberta será um presente para os alunos daCASA DO SABER O GLOBO. Serão três encontros semanais, com número limitado de vagas. Cada um deles terá suas inscrições abertas em separado, com alguns dias de antecedência. O primeiro, O Rio cuida do seu patrimônio?, terá a participação dos arquitetos e urbanistas Augusto Ivan de Freitas Pinheiro e Nireu Cavalcanti e será mediado pelo editor de Rio de O Globo, Gilberto Scofield. E as inscrições já podem ser feitas pelo telefone 2227-2237.

Retomando há alguns anos a expectativa positiva em relação ao futuro do Rio de Janeiro, sobretudo depois que a cidade adquiriu o status de sede de jogos da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, a CASA DO SABER O GLOBO convida seis cariocólogos para responder, em suas respectivas áreas, a uma pergunta tão fundamental quanto urgente: como vai a cidade patrimônio cultural da humanidade? A metrópole que estamos construindo com as decisões tomadas hoje e as tendências históricas, culturais, urbanísticas e ambientais que marcam o Rio do presente são alguns dos temas abordados em três encontros. 

16 de maio • Quinta-feira, às 20h • 1 aula • Evento gratuito
Vagas limitadas • Inscrições pelo telefone 2227-2237

Augusto Ivan de Freitas Pinheiro. Arquiteto e urbanista pela UFRJ e pós-graduado em Planejamento Urbano e Regional pelo Institute for Housing Studies, Holanda, e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ. Na Prefeitura do Rio foi coordenador do Projeto Corredor Cultural, subprefeito do Centro, diretor de Urbanismo do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos, subsecretário e secretário municipal de Urbanismo. É professor de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio e autor de vários artigos e livros sobre urbanismo, preservação do patrimônio cultural e a cidade do Rio de Janeiro.

Nireu Cavalcanti. Arquiteto e urbanista formado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Brasil, hoje UFRJ, doutor em História Social, com ênfase em História Urbana, pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ. Professor da Pós-Graduação da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF. Autor de Arquitetos e engenheiros: sonho de entidade desde 1798, Crônicas históricas do Rio colonial e O Rio de Janeiro setecentista: a vida e a construção da cidade da invasão francesa até a chegada da Corte.

Gilberto Scofield. Jornalista. É editor de Rio de O Globo.

Av. Epitácio Pessoa 1.164 Lagoa Rio de Janeiro RJ
21 2227 2237 (222SABER) inforio@casadosaber.com.br
www.casadosaber.com.br
Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s