Cursos e Encontros no POP em junho

Cursos em junho 
Inscrições pelo tel. (21) 2286-3299 ou pelo site
www.polodepensamento.com.br
No nosso dia-a-dia somos condicionados a privilegiar a comunicação verbal e gestual e não dimensionamos a importância das sensações para o autoconhecimento e seu consequente impacto nas relações cotidianas e nos processos terapêuticos. Em dois encontros, Ale Duarte apresentará o uso de técnicas e estratégias de reorganização e integração somática. Através do rastreamento somático, ele compartilhará ferramentas para detectar informações subliminares fundamentais na catalisação do processo de autorregulação do sistema nervoso autônomo, possibilitando a interrupção do círculo-vicioso que perpetua a desregulação corporal em determinadas situações. O aprendizado da comunicação não verbal, baseado nas sensações do corpo, também é apropriado para melhorar a qualidade da presença em processos bem diversos e amplos, no âmbito dos relacionamentos afetivos, no trabalho e na família. Durante o workshop, serão apresentados procedimentos terapêuticos através de vídeos, música e exercícios. Este curso é destinado a psicólogos, fisioterapeutas, profissionais que trabalham com dor e trauma, artistas e público interessado em geral.

2 aulas, quarta e quinta-feira: 19:30h-21:30h


Clique aqui para se inscrever
Esta série de palestras pretende apresentar importantes áreas do jornalismo. Em uma época onde a produção de informação é pulverizada nas mídias eletrônicas, com sites, blogs, redes sociais e youtube, faz-se necessário discutir as especificidades do trabalho jornalístico. Juliana Rosa irá falar sobre o trabalho do jornalista econômico e como traduzir números e índices em linguagem simples. Já Bianca Ramoneda irá falar sobre o trabalho com cultura e a relação entre arte e jornalismo e Alexandra Lucas Coelho irá descrever os desafios do jornalismo internacional e as diferentes experiências entre enviado especial e correspondente internacional.

3 encontros, segundas-feiras: 19h30-21h30


Clique aqui para se inscrever
A proposta do curso é apresentar algumas relações entre a psicanálise e a filosofia, privilegiando as construções e críticas de Freud e Lacan. O curso iniciará discutindo impasses entre os discursos filosóficos e científicos a partir de Freud. Em seguida, será destacado o modo como Lacan retomou a filosofia na psicanálise de maneira positiva, valendo-se dos pensamentos de Hegel e Heidegger.

4 aulas, terças-feiras: 19h30-21h30


Clique aqui para se inscrever
O curso abordará questões específicas da tradução de falas de personagens em obras de ficção contemporânea. O estudo dos casos apresentados e os exercícios propostos serão de tradução de ficção de língua inglesa para o português. A discussão será focada nas marcas de oralidade do português brasileiro, portanto, independe do idioma original. .

3 aulas, quartas-feiras: 19h30-21h30

Clique aqui para se inscrever
O mais reconhecido documentarista brasileiro, Eduardo Coutinho transmite em seus filmes uma rara sensibilidade para estabelecer diálogos com os seus personagens. Registrando as emoções e aspirações de pessoas reais, as transforma em personagens marcantes no imaginário do público. Seus filmes revolucionaram a produção do documentário brasileiro, problematizando a neutralidade e a separação entre diretor e personagens. Nesta palestra no POP, o autor de grandes filmes do gênero conversará com o público sobre seu processo de criação, seus filmes e sua relação com os personagens durantes as filmagens.

1 encontro, quinta-feira: 20h


Clique aqui para se inscrever
Esta palestra-performance dialoga fortemente com as vanguardas, implementando novas concepções sobre a música e o mundo do sonoro, que impactaram tanto composições eruditas quanto as de rock e pop. Os palestrantes têm como objetivo mostrar o quanto a interação compositor/intérprete pode instigar os processos criativos, de performance e de produção de novas obras musicais. Neste encontro único, Doriana Mendes e Bryan Holmes falarão sobre o processo de concepção, execução e interpretação, a partir da experiência de criação colaborativa entre o compositor e a intérprete. A palestra contará com ilustrações musicais, demonstrações técnicas e com performances de obras de gêneros como o erudito contemporâneo, o pop-rock e a dança-teatro.

1 encontro, terça-feira: 20h


Clique aqui para se inscrever
A oficina pretende oferecer um panorama da direção de arte, do seu nascimento até os dias de hoje. Serão discutidas questões como o seu surgimento, evolução e transformações ao longo das últimas décadas; os seus maiores expoentes e seus processos criativos; a colaboração e o papel da direção de arte nas obras de audiovisual, principalmente no cinema e na publicidade. Aspectos teóricos irão ganhar uma dimensão prática através de exercícios realizados pelos alunos.

5 aulas, segundas e quartas-feiras: 19h-21h30


Clique aqui para se inscrever
POP-Pólo de Pensamento Contemporâneo
Rua Conde Afonso Celso, 103 – Jardim Botânico – CEP 22461-060
Tel. (21) 2286-3299 e 2286-3682
Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s