Exposição de cavalo pampa movimenta Teresópolis

22/05/2013 17h20 – Atualizado em 22/05/2013 17h20

Exposição de cavalo pampa movimenta Teresópolis, RJ

Evento reúne expositores de vários municípios do estado do Rio.
Marcha picada, de centro e morfologia estão entre as categorias avaliadas.

O pampa de pelagem preta e branca é o mais valorizado do mercado (Foto: Divulgação)
A pelagem preta e branca é a mais valorizada do
mercado (Foto: Divulgação)

Começa nesta quinta-feira (23), mais um edição da ExpoPampa Teresópolis, Região Serrana do Rio, onde criadores e expositores de vários municípios dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e de Minas Gerais participam de exposições especializadas de cavalo Pampa. O evento acontece até o sábado (25), no Parque Municipal de Exposição que fica na Estrada Teresópolis-Friburgo, Km 7,5, Albuquerque. A entrada é franca.

“Todas as premiações têm origem através da organização da exposição e de seus patrocinadores, sem despesas para a cidade”, ressaltou o secretário de Planejamento, Luiz Fernando Souza Filho, destacando a importância dessas realizações para o município. “Na semana passada a cidade recebeu a Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador que foi um sucesso e, esta semana, acontece a ExpoPampa. Duas exposições de repercussão nacional que trazem para Teresópolis movimentação na economia, através da rede hoteleira, da gastronomia e do comércio”, frisou.

A VI ExpoPampa Teresópolis vai julgar as seguintes categorias: marcha picada (caracterizada por um maior tempo de deslocamento – elevação, avanço e apoio – dos bípedes laterais; batida dos cascos nitidamente espaçada); marcha batida (maior tempo de deslocamento – elevação, avanço, apoio – dos bípedes diagonais; batidas dos cascos aproximando-se duas a duas na audição); marcha trotada (sincronismo perfeito no deslocamento dos bípedes diagonais, contidos momentos de suspensão dos quatro cascos); marcha de centro (caracterizada por uma nítida dissociação no deslocamento (elevação, avanço e apoio) dos bípedes diagonais e laterais, dificultando a identificação de um bípede dominante); e morfologia.

Nesta sexta-feira (24), às 19h, acontecerá o II Grande Leilão Elite da Serra, com 30 animais selecionados de criatórios de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A espécie do cavalo pampa chama a atenção pela elegância e variedade de pelagem, sendo que a preto e branco é a mais valorizada do mercado. É muito apreciado pela velocidade e agilidade.

Confira a programação:

Quinta-feira (23)
8h às 18h – Julgamento dos animais puxados
Sexta-feira (24)
8h às 18h – Julgamento dos animais montados
18h – II Grande Leilão Elite da Serra Pampa e Marchador com apresentação dos animais
19h – Início do leilão
Sábado (25)
9h às 17h – Julgamento dos grandes campeonatos

Fonte: G1Rio

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s