Programação cursos casa da Leitura Junho

A Fundação Biblioteca  Nacional através do PROLER, ministra cursos que são realizadosgratuitamente na Casa da leitura e voltados para formação continuada de professores, estudantes bibliotecários e outros mediadores de leitura. 

A inscrição deverá  ser encaminhada via e-mail para o endereço casadaleituracursos@gmail.com  ou pessoalmente  na Casa da Leitura na rua Pereira da Silva, 86 – Laranjeiras-  Rio de janeiro   Tel. 25577437. Ao final de cada curso  os alunos  recebem certificado .

 

Acessem no Facebook   www.facebook.com/proler.casadaleitura
                            

 Para marcar participação de seus alunos em nossos eventos ligue para  Tel.25577437 – falar com Vera Castro.  Abaixo a programação curso junho  2013  

Poéticas em ritmos africanos

Dias e Horários: Sábados – 8:30h as 13:30h ● Data de início: 15/06  (20h)

 

Professora: Shirlei Campos Victorino

 

Graduada em Letras, Português/Espanhol. Especialista em Gênero e Sexualidade pelo UERJ/CLAM/IMS, Especialista e Mestre em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa: Portugal & África (UFF) e Doutora em Literatura Comparada (UFF). Desenvolve trabalhos de pesquisa nos seguintes temas: relações raciais e educação, crítica literária feminista, gênero, diversidade e linguagem. Professora do Centro de Referência em Educação e Formação Continuada do Município de São Gonçalo/CREFCON, da rede estadual de ensino e do Centro Universitário da Cidade. Coordenadora Adjunta do Comitê PROLER/SG – LetrAÇÃO.

 

 Ementa:

 

Representações poéticas nos países africanos de língua oficial portuguesa.Cartografias geográficas e culturais na poesia em língua portuguesa. A consciência histórico-literária. A produção poética e os processos de assimilação. Poesia, alegoria e ludicidade.  O primado da subjetividade: tendências experimentalistas e desconstrução de estereótipos. Poéticas de combate e de resistência. Gêneros híbridos. Caminhos da poesia africana contemporânea. Tradições musicais no contexto da africanidade. A oratura africana e as sonoridades ancestrais. Reflexões sobre técnicas, processos de criação, percepções estéticas e formas de transmissão. A importância da promoção da leitura poética e a compreensão da palavra como discurso fundador. Proposição de atividades práticas e realização do Sarau literomusical.

 

 

Local: Casa da Leitura – Rua Pereira da Silva, 86

– Laranjeiras – Rio de Janeiro

tel (21) 2557-7437 / 2557-7458

Inscrições pelo e-mail : casadaleituracursos@gmail.com  

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s