Projeto Letrarte – Museu da Chácara do Céu é apresentado como proposta inovadora

O Projeto Letrarte, uma ação continuada do Museu da Chácara do Céu, já apresentado em reunião da REM RJ, teve destaque em um episódio do programa Globo Educação e em uma matéria do joral O Globo online.

Para assistir ao vídeo clique aqui.

Crianças têm aulas no Museu da Chácara do Céu, no Rio

Projeto Letrarte tem objetivo de integrar conteúdos escolares e fazer artístico

Museu da Chácara do Céu (Foto: Divulgação / Jaime Acioli)Museu da Chácara do Céu, em Santa Teresa (RJ), junta um vasto acervo de livros e obras de arte a uma bela paisagem. Crianças da Escola Machado de Assis têm aulas na instituição  (Foto: Divulgação / Jaime Acioli)

O projeto Letrarte leva crianças da Escola Municipal Machado de Assis, no bairro de Santa Teresa, Rio de Janeiro, para terem aulas no Museu da Chácara do Céu, vizinho da instituição de ensino. O objetivo é garantir que os alunos tenham acesso a uma formação mais ampla e humanista.

Atualmente, duas turmas de 3º ano (antiga 2ª série) e uma de educação infantil participam do Letrarte. Ao todo, 80 crianças de 4 ou 8 anos estão incluídas. Cada grupo frequenta o museu quinzenalmente para uma aula que mistura os conteúdos curriculares e a interação com a arte. Em uma ocasião, por exemplo, os professores utilizaram o tema da pintura cubista para explicar conceitos relativos a formas geométricas. Além disso, os alunos aprenderam a diferenciar cores quentes e frias.

As crianças também têm a oportunidade de por a criatividade em ação. Na a aula sobre cubismo, foi proposta uma atividade que consistia em fazer colagens com formas geométricas de cartolina, por exemplo. Ao término do ano letivo, o museu organiza uma exposição em que cada aluno tem pelo menos uma de suas obras selecionada.

O Letrarte foi criado no início de 2012 pelos educadores Fernanda Castro e Ozias Soares, que trabalham no Chácara do Céu. O museu, que tem em seu acervo obras de arte de nomes consagrados como Portinari, Di Cavalcanti, Matisse e Modigliani, propôs a ideia para os profissionais de ensino da Machado de Assis. A partir desse momento, os professores interessados incluíram suas turmas no projeto, que contou com 47 crianças no primeiro ano.

Fernanda conta que, no início, foi difícil conter a empolgação dos alunos com a nova experiência. “Como a escola não tem pátio, elas ficavam muito animadas ao saírem da sala de aula e terem contato com um espaço mais amplo”, afirma.

Letrarte (Foto: Divulgação / Museu da Chácara do Céu)Projeto Letrarte oferece formação humanista
(Foto: Divulgação / Museu da Chácara do Céu)

Apesar de as crianças participantes do projeto, neste ano, estarem apresentando notas melhores na escola, os objetivos do Letrarte vão muito além de ganhos no rendimento. “Trabalhamos de acordo com um viés teórico de formação integral, mais humanística”, diz Fernanda. “A educação não pode ser apenas operacional, com o objetivo único de formar profissionais”, ressalta.

Fernanda e Ozias têm a intenção de, a partir da experiência do projeto, elaborar um relatório que demonstre os benefícios de um modelo de educação mais abrangente. O documento poderia ser utilizado para orientar a elaboração de políticas públicas.

Segundo ela, os professores da Machado de Assis relatam que as crianças participantes do Letrarte desenvolvem melhor sua sociabilidade. Além de conseguirem se expressar melhor, elas apresentam ganhos na autoestima, no empenho nas atividades escolares e na capacidade de concentração.

Museu da Chácara do Céu

Rua Murtinho Nobre, 93, Santa Teresa (no site há informações sobre como chegar)

Rio de Janeiro – RJ

Tel.: (21) 3970-1126

Horários de visitação: Diariamente, exceto terça-feira, das 12h às 17h.

Valor do ingresso: R$ 2,00 (entrada franca às quartas-feiras)

Fonte: Redeglobo.oglobo.com

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s