Oficina de roteiro e dramaturgia – Mudança de datas | POP

Oficina
Inscrições pelo tel. (21) 2286-3299 ou pelo site
www.polodepensamento.com.br

Em 5 aulas, serão introduzidos os principais conceitos de dramaturgia, aplicáveis em roteiros de filmes e peças de teatro. O objetivo é oferecer recursos para que os alunos desenvolvam suas capacidades de criar um projeto dramatúrgico que possa nortear a escrita final do seu roteiro ou peça. Serão abordados temas como linguagem audiovisual e linguagem cênica e as especificidades do trabalho do roteirista, do diretor e do ator.

16 de julho
As histórias a partir do inconsciente: arquétipos e trajetória do herói.
A espinha dorsal da estrutura clássica da narrativa foi desenvolvida por Joseph Campbell a partir de alguns conceitos de Jung. Ela revela um personagem em busca de algo sagrado, enfrentando sucessivos obstáculos até uma relevante mudança de visão. O conhecimento dessa estrutura é a base da dramaturgia clássica.

18 de julho
Aristóteles e a origem do pensamento dramatúrgico.
Apresentação de conceitos concebidos por Aristóteles e fundamentais para caracterizar o pensamento dramatúrgico como ação dramática, variação, mímese, simetria, ordem e extensão, enredo e caráter, fluxo causal e processo cumulativo. O que é estrutura; a estrutura clássica; a anti-estrutura e o minimalismo, segundo Robert McKee.

23 de julho
Personagens.
A função dramática e a psicológica de um personagem. O que é um protagonista, critérios para defini-lo. Multiprotagonistas. A importância do antagonista no desenvolvimento do protagonista e da trama. Tipos de personagem. Critérios para a criação de personagens e como desenvolvê-los.

30 de julho
Cena.
Diferentes tipos de cena e a composição de unidades de sequência. Os critérios para manter, cortar ou desenvolver uma cena. O que são elipses, como fazer, riscos e cuidados a serem tomados ao fazê-las.

1º de agosto
Projeto.
Como escrever seu projeto de filme ou peça. O que é story line, sinopse, argumento, escaleta. Como usá-los e que relação estabelecem com a escrita do roteiro ou da peça.


Marcia Zanelatto é escritora, atuando em teatro, TV, cinema e literatura. É autora das peças Assassinas por amor, prêmio Miryam Muniz, Funarte, 2012; Eles não usam tênis naique (premiada pelo Instituto Ford, 2003); Tempo de Solidão (premiada pelo Centro Cultural Banco do Brasil, 2009). Como colaboradora de Domingos Oliveira, escreveu o longa Juventude (Kikito de melhor roteiro, 2008) e Largando o escritório (prêmio Shell melhor texto, 2006). É criadora e roteirista da sitcom República do Peru!, produzida pela Flora Filmes e ganhadora dos editais para desenvolvimento de séries de TV da SEC/RJ, 2012 e TV Brasil/FSA, 2012.

 

Clique aqui para se inscrever
POP-Pólo de Pensamento Contemporâneo
Rua Conde Afonso Celso, 103 – Jardim Botânico – CEP 22461-060
Tel. (21) 2286-3299 e 2286-3682
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s