Os Invisíveis by Anna Linnemann

 


Os Invisíveis (nº 7)
(com as pinturas de Sérgio Sister)

O Armazém Fidalgo apresenta Os Invisíveis (nº 7) de Ana Linnemann, onde, em um grupo de trabalhos do artista paulista Sérgio Sister, uma pintura faz uma rotação de 180º e mais outra depois, retornando a sua posição inicial. Pausa e reinicia o seu ciclo, girando outra vez.


Esta peça é parte da série Os Invisíveis, onde objetos, tão banais que se tornam invisíveis, são motorizados e submetidos à performances discretas em curtos intervalos de tempo – numa fruteira, uma laranja dá um pequeno pulo; uma garrafa de Coca-Cola desliza para a esquerda e de volta para a direita sobre livros em uma prateleira; em um parque, um coqueiro gira para então repousar, num movimento contínuo.


Os invisíveis é um grupo de trabalhos que vem sendo desenvolvido por Ana Linnemann desde 2005, quando Os Invisíveis (nº 1) ou Uma breve observação sobre o espaço cercando coisas que são inesperadas e facilmente desapercebíveis foi exposto no Campus Da Long Island University, em Nova York. Ali, no canteiro central do campus, dois pés da flor maria-sem-vergonha giravam periodicamente.


Ao invés de receberem o foco normalmente reservado aos trabalhos de arte, essas peças existem para serem percebidas com o canto do olho, perturbado, talvez, por seu movimento inusitado. Nem todos as notam, mas uma vez percebidas, o inesperado de sua performance faz que esses objetos se façam duvidar e, em um mesmo instante, colocam o espectador em alerta enquanto intensificam o espaço ao seu redor, como um caçador à espreita da presa pressentida mas não exatamente detectada.


Foto by Manoel Veiga.

Serviço:

Anna Linnemann – Os Invisíveis (nº7)

21/6 , terça-feira, 19h às 23h, até 23/7

 Armazém Fidalgo –  rua Siqueira Campos, 143 2° piso lj 138, Copacabana, Rio de Janeiro, RJ, tel. 55 21- 25496278, arturfidalgo.com.br.

Estacionamento no shopping, rua figueiredo magalhães, 598. Horário: 2ª a 6ª de 10h às 19h, Sab de 10h às 14h

 

fonte: Jornal RioArtCult

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário