II Festival de Contrabaixos do Rio de Janeiro

Hora
sexta, 30 de setembro às 20:00 – 02 de outubro às 23:00

Localização

Criado por

Mais informações
No dia 30 de setembro começamos as 19 horas com o virtuose Claudio Alves,

Claudio Alves – estilo livre – crossover
Acompanhado por um violão
Começou seus estudos aos 12 anos, foi aluno de Sandrino Santoro na UFRJ onde se formou em Música. Toca na Orquestra Solistas do Rio e já participou da Petrobras Sinfônica e OSB.

Depois no mesmo dia as 20h15 – mesmo bilhete (só precisa pagar um)

Dôdo Ferreira – jazz – straight ahead
Contrabaixista, compositor e musicoterapeuta, Dôdo Ferreira apresenta seu
show „Fazendo um Balanço‟, onde criatividade e bom humor se alternam com
momentos de extrema delicadeza musical, permeados de jazz, blues, samba, toada, frevo e bossa nova. O trio tem como característica principal a valorização da atitude lúdica no fazer musical; „invenção‟ e „cumplicidade‟ são as palavras-chave de suas performances.
Dôdo Ferreira, contrabaixo e direção musical
Gabriel Geszti, piano e acordeon
João Cortez, bateria e percussão

No dia 1 de outubro começamos as 19 horas com Augusto Mattoso Trio,

Augusto Mattoso Trio – estilo livre – jazz ECM
Começou seus estudos aos 11 anos, foi aluno de Antonio Arzola na Uni-Rio onde se formou em Música. Tocou na Rio Jazz Orchestra e acompanhou virtuoses como Carlos Malta, Osmar Milito, Hamileto Stamato, entre outros no Brasil, na Europa e na Ásia. Lançou seu CD solo com músicas autorais em 2010.
Augusto Mattoso – contrabaixo e direção musical
Cliff Korman – piano
Rafael Barata – bateria

Depois no mesmo dia as 20h15 – mesmo bilhete (só precisa pagar um)

Hernám Merlo (Argentina) – jazz
Os jazzófilos brasileiros que conhecem a cena do jazz argentino certamente já devem ter estado em alguma apresentação de Hernán Merlo. Este mestre do contrabaixo é nativo de Lomas de Zamora, província de Buenos Aires. Começou seus estudos no Conservatório Nacional de Musica Lopez Buchardo, transferiu-se mais tarde a Los Angeles, e posteriormente teve aulas com gigantes como Charlie Haden, Mark Helias, Michael Fomanek e Scott Coley. Ao longo de mais de 25 anos de estrada, Merlo vem se apresentando e confirmando sólida carreira exclusivamente no terreno do jazz moderno, sendo hoje um dos mais antigos atuantes na efervescente cena de música contemporânea naquele país. Tendo participado de muitas gravações e atuado com todos os atuais artistas desta corrente, nomes como Ernesto Jodos, Carlos Lastra, Lito Epumer, Enrique Norris, Quintino Cinalli, Patricio Carpossi, Juan Pablo Arredondo, Guillermo Romero, Sergio Verdinelli, Rodrigo Domínguez, Juan Cruz de Urquiza y Diego Urcola, para mencionar alguns.
Hernán Merlo – contrabaixo e direção musical
Fermín Merlo – piano
Alan Javier Zimmerman – bateria

No dia 2 de outubro as 19 horas Gravíssimo Bass Ensemble,

Gravíssimo – Bass Ensemble
Esse ensemble de contrabaixos tem como característica os arranjos para a formação e a abertura para o improviso. Trata-se de um trio de contrabaixos que para aumentar as possibilidades de timbres são acompanhados por um piano, Ana Azevedo, e uma bateria, Andre Tandeta.

Músicos:
Lipe Portinho – contrabaixo
Começou seus estudos aos 10 anos de idade, tendo sido aluno do violonista Leo Soares e dos contrabaixistas Omar Cavalheiro e Sandrino Santoro. Também foi aluno de regência do Maestro Roberto Tibiriçá. Graduado em contrabaixo pela UFRJ. Tocou 10 anos no naipe da Orquestra Petrobrás Sinfônica e tocou com nomes como: Paulo Sergio Santos, Henrique Cazes, Tim Rescala, entre muitos outros. Como arranjador é especialista em grandes orquestras e já escreveu e dirigiu para Ana Botafogo, Abertura da Árvore de Natal da Lagoa, Prêmio O Globo “Faz Diferença”, Renato Aragão, Orquestra Petrobrás Sinfônica, Orquestra Sinfônica Brasileira, Camerata Gama Filho, Camerata Santa Teresa, Abertura da Missa de 100 de JK, etc. Atualmente dirige a Sala Baden Powell.

Augusto Mattoso – contrabaixo
Começou seus estudos aos 11 anos, foi aluno de Antonio Arzola na Uni-Rio onde se formou em Música. Tocou na Rio Jazz Orchestra e acompanhou virtuoses como Carlos Malta, Osmar Milito, Hamileto Stamato, entre outros no Brasil, na Europa e na Ásia. Lançou seu CD solo com músicas autorais em 2010.

Claudio Alves – contrabaixo
Começou seus estudos aos 12 anos, foi aluno de Sandrino Santoro na UFRJ onde se formou em Música. Toca na Orquestra Solistas do Rio e já participou da Petrobras Sinfônica e OSB.

Tarcisio Silva – contrabaixo
Foi aluno de Sandrino Santoro na UFRJ onde se formou em Música. Toca na Orquestra da UFRJ e já participou da Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica Nacional e por mais de 25 anos da OSB.
Ana Azevedo – piano

Começou a estudar aos seis anos de idade, e foi aluna de Glória Maria Fonseca e Sônia Vieira. Aos dezoito anos foi estudar no Montgomery College, em Washington D.C. Tocou com a Rio Jazz Orchestra e lecionou no Centro musical Antônio Adolfo e na Musiarte.
Posteriormente, se apresentou com Robertinho Silva, Adriano Giffoni, Bruce Henry, Ronaldo Diamante, o grupo Azymuth e Barrosinho, com quem gravou dois CDs, com a cantora Cris Dellano, e ainda com Roberto Menescal. Além disso, em 1999 produziu e gravou o CD de sua banda, Solari Jazz, que foi muito bem recebido pela crítica. Em 2011 lançou seu primeiro CD solo “A Tempo”. Em 2001 se apresentou no Festival de Búzios com Stanley Jordan. Em 2002 tocou e fez a direção musical do espetáculo Ana in Concert, da bailarina Ana Botafogo. Tocou no DVD Bibi canta Piaf com a cantora Bibi Ferreira e apresentou-se com a Orquestra Petrobrás Pró- Música em um concerto em homenagem ao maestro Armando Prazeres. Atualmente dirige a Sala Baden Powell.

André Tandeta – bateria Andre Tandeta começou a tocar bateria aos 11 anos de idade e é musico profissional ha 35 anos . Nesse tempo tocou em shows, casas noturnas, gravações de discos, trilhas sonoras para cinema, teatro e televisão e tambem atuou como professor de bateria por mais de 25 anos. É Bacharel em Musica Popular Brasileira pela UNIRIO.

Entre os artistas com quem ja tocou ao vivo e /ou gravou estão: Marcio Montarroyos, Victor Biglione, Ricardo Silveira,Wilson Das Neves, Mauro Senise, Wagner Tiso, Alberto Rosemblit,Jards Macale, Nana Caymmi, Ivan Lins, João Bosco, Boca Livre, Ze’ Renato, Jane Duboc, Nelson Cavaquinho,Maria Bethania,Flavio Guimarães.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário